Blog elaborado como tarefa de Comunicação Empresarial - Profª Cynthia Mello, com o objetivo de instruir os leitores na elaboração de um bom currículo.


Grupo Delta:
Débora, Elizandra, Guilherme, Mariana, Renato, Reny Michelly,
Silvana Cristina e Vivyan Paula



quinta-feira, 29 de outubro de 2009

Confira os erros mais comuns encontrados nos currículos

Um currículo feito com desleixo ou com erros de digitação ou de português pode eliminar já de cara um candidato da disputa por uma vaga . Confira os erros mais comuns encontrados nos currículos;



- Omissão de dados:



Existem pessoas que omitem dados, quando consideram que estes possam lhe ser desfavoráveis, como uma forma de ter chance de chegar à etapa seguinte do processo. Exemplos:



* Idade (quando a pessoa pensa que sua idade será considerada fora da faixa da vaga); datas de conclusão de curso (quando, por alguma circunstância, ela fez o curso em um tempo bem superior do que o previsto).



* Cursos interrompidos sem registro da interrupção, fazendo crer que o curso foi concluído.


* Tempo de permanência nas empresas (quando o candidato não quer revelar o pouco de tempo de permanência nas empresas onde trabalhou).



Todos são recursos ingênuo, segundo a especista, pois acaba chamando a atenção do selecionador experiente para as informações incompletas e dificultando sua tomada de decisão.



- Informações desatualizadas


Informações desatualizadas, como, por exemplo, telefone ou e-mail, podem dificultar o contato com o candidato quando aparecer uma oportunidade interessante.



Se a desatualização se refere a conhecimentos e competências adquiridas e não registradas, pode perder a oportunidade, se esta demandar exatamente aquilo que não foi registrado.



- Excesso de Informações/ Detalhes:



O CV deve ser claro, objetivo e conciso, resumindo as principais qualificações, experiências, projetos diferenciados e conquistas profissionais.



Deve ser completo naquilo que é relevante e não pode pecar pelo excessivo detalhamento das informações.


- Má redação e uso de linguagem inadequada


O CV deve ser redigido de maneira formal e impessoal.



Erros de ortografia ou de gramática deixam péssima impressão e podem ser fator de eliminação.



O que evitar na hora de elaborar um currículo

- Fotos e RG



Só mande foto - 3 x 4 comportada - se isso for pedido por quem está fazendo a seleção.



Não é necessário incluir o número do CPF ou o RG no currículo;



- Poluição visual



Não faça firulas e frufrus - a melhor forma de apresentar seu currículo é em folha branca e fontes mais clássicas, como Arial ou Times New Roman.



Nada de utilizar muitas cores, que, ao invés de chamar atenção, acaba confundindo quem está lendo.



- Erros de português



São imperdoáveis e, infelizmente, os mais comuns.



É preciso muita atenção, pois este quesito pode derrubar um bom candidato



- Falar difícil



Informações demais fazem o entrevistador perder tempo.



Eles não perdem mais de um minuto dando a primeira olhada no currículo.



- Mentiras



Só inclua os cursos que realmente fez.



Caso não tenha completado algum, mencione o fato ou simplesmente elimine-o do currículo.



Afirmar que tem fluência em uma língua sem tê-lo também é um grande erro.



Tente não errar nas datas de permanência nas empresas, pois pode gerar desconfiança do entrevistador, que tem como checá-las através principalmente da carteira de trabalho.





- Dar ênfase ao início da carreira



As informações sobre emprego deve vir em ordem descrescente: do último para o primeiro emprego.



Deixar os últimos empregos para o fim pode fazer seu currículo ser descartado

terça-feira, 27 de outubro de 2009

QUAIS SÃO AS CARACTERÍSTICAS QUE TORNAM UM CURRÍCULO EFICIENTE?

Clareza, objetividade e organização ao descrever as informações;

Apresentação do histórico de desenvolvimento de carreira;

Apresentação dos principais projetos em que esteve envolvido com os referidos resultados (números que destacam o retorno para a empresa, alinhamento com a estratégia organizacional, tempo de execução e o resultado);

Apresentação de informações completas a respeito da formação acadêmica (curso, faculdade, ano de conclusão);

Apresentação de dados de contato completos em local visível (endereço, telefone, e-mail);

Conteúdo de acordo com a área pretendida e informações pertinentes ao perfil profissional (empresas, cargos, tempo de permanência, principais atribuições - fluência em idiomas, conhecimentos em informárica);



Omissão de informações adicionais, que devem ser discutidas no contato pessoal (entrevista);

Definição clara do objetivo profissional (mencionar somente a área relacionada a vaga pretendida).

segunda-feira, 26 de outubro de 2009

COMO ELABORAR UM CURRÍCULO CORRETAMENTE

O currículo é o registro da sua história profissional. É a sua propaganda, e como tal não pode ser apenas um pedaço de papel frio .

É um documento que deve ser elaborado para destacar suas habilidades e realizações, de tal forma que soe como um tambor ou um clarim, anunciando quem você é de maneira elegante e agradável .

O currículo deve ser uma mensagem breve e objetiva. Não é à toa que em muitos países se utiliza a palavra francesa résumé (que significa resumo) para designar currículo.

Normalmente o currículo chega ao seu potencial empregador antes de você. Por isso, quanto melhor for a impressão que causar a seu respeito, mais oportunidades poderá te propiciar .

Cuide bem do seu currículo para que ele o ajude a alcançar muitas entrevistas, que são a primeira metade do caminho para conseguir um novo emprego.

O currículo bem elaborado atrai, o currículo mal elaborado afasta.

Antigamente, destacar-se pelo currículo era usar papel rosa, agrupar o texto em blocos densos, com informações que começavam com o seu curso de primeiro grau, incluíam seus hobbies prediletos, estado da saúde e situação matrimonial. Esqueça este tipo de currículo! .

Hoje, o mercado de trabalho mudou e, conseqüentemente, mudaram os currículos. O currículo moderno e eficaz deve evidenciar as suas habilidades, conquistas e experiências. Seja você candidato a uma vaga de presidente, vendedor ou escriturário, o que o seu currículo deve fazer é distingüi-lo de uma multidão de outros candidatos.

quinta-feira, 1 de outubro de 2009

Recomendações para Elaborar um Currículo


1 - Elabore seu currículo tendo em mente seu objetivo e procure colocar as informações por ordem de importância. Informe primeiro as suas realizações/conquistas, atividades mais significativas e mais diretamente relacionadas com o cargo desejado, depois inclua as informações acessórias que podem ser úteis.


2 - Não usar abreviações. Se utilizar siglas, escrever logo de seguida o seu significado. Se utilizar números, não escrever por extenso;


3 - Somente use outro idioma em seu currículo quando enviar o currículo a uma multinacional ou quando o próprio anúncio exija.


4 - Use a primeira pessoa. Exemplo: Implantei, construí, vendi, organizei etc.


5 - Cuidado com erros de ortografia e gramática. A redação deve ser clara, sucinta, objetiva, em ótimo português ou idioma em que seja elaborado o mesmo, mas completo nas informações relevantes. Solicite uma revisão para um amigo que tenha bom domínio do português escrito.


6 - A informação apresentada deve ser honesta e verídica e sem exageros.


7 - Não utilize formulário-padrão. Ao responder a um anúncio personalize o currículo para aquela empresa valorizando pontos em função dos requisitos do anúncio.


8 - A realização de muitos estágios pode indicar instabilidade.


9 - Se a idade é inferior ou superior à exigida indique-a numa rubrica "Diversos" e destaque as qualidades e capacidades de adaptação à cultura da empresa


10 - Use palavras positivas e que revelem dinamismo.


11 - Não junte cartas de referencias ou certificados de conclusão. Somente envie se solicitado.


12 - Não envie fotos com seu currículo exceto se solicitado. Neste caso envie uma foto séria.


13 - Não cite dados como nome dos pais, cor, altura, números de documentos (cpf, RG, titulo de eleitor etc).


14 - Não mencione a pretensão salarial nem último salário.


15 - Somente coloque referencias pessoais no currículo se a empresa solicitar. Informe nomes de pessoas que possam fornecer informações sobre sua identidade/ capacidade /honestidade pessoal. Deve-se ter cuidado todo especial na seleção de pessoas indicadas como fontes de referencias, quer pelo grau de amizade, como de confiabilidade

Dica

Elaborar um currículo não é simplesmente relatar sua trajetória profissional. Hoje em dia o mercado de trabalho exige muito mais, e o modo como você escreve é tão importante quanto o conteúdo do texto. A primeira dica é imaginar, antes de começar a redigir o seu currículo, o percurso que o mesmo cumprirá até atingir a finalidade almejada: a entrevista.

Lembre-se: um currículo que chama a atenção é aquele que tem boa apresentação visual, é sucinto e de fácil compreensão.

Notícias

Back to TOP