Blog elaborado como tarefa de Comunicação Empresarial - Profª Cynthia Mello, com o objetivo de instruir os leitores na elaboração de um bom currículo.


Grupo Delta:
Débora, Elizandra, Guilherme, Mariana, Renato, Reny Michelly,
Silvana Cristina e Vivyan Paula



quinta-feira, 1 de outubro de 2009

Recomendações para Elaborar um Currículo


1 - Elabore seu currículo tendo em mente seu objetivo e procure colocar as informações por ordem de importância. Informe primeiro as suas realizações/conquistas, atividades mais significativas e mais diretamente relacionadas com o cargo desejado, depois inclua as informações acessórias que podem ser úteis.


2 - Não usar abreviações. Se utilizar siglas, escrever logo de seguida o seu significado. Se utilizar números, não escrever por extenso;


3 - Somente use outro idioma em seu currículo quando enviar o currículo a uma multinacional ou quando o próprio anúncio exija.


4 - Use a primeira pessoa. Exemplo: Implantei, construí, vendi, organizei etc.


5 - Cuidado com erros de ortografia e gramática. A redação deve ser clara, sucinta, objetiva, em ótimo português ou idioma em que seja elaborado o mesmo, mas completo nas informações relevantes. Solicite uma revisão para um amigo que tenha bom domínio do português escrito.


6 - A informação apresentada deve ser honesta e verídica e sem exageros.


7 - Não utilize formulário-padrão. Ao responder a um anúncio personalize o currículo para aquela empresa valorizando pontos em função dos requisitos do anúncio.


8 - A realização de muitos estágios pode indicar instabilidade.


9 - Se a idade é inferior ou superior à exigida indique-a numa rubrica "Diversos" e destaque as qualidades e capacidades de adaptação à cultura da empresa


10 - Use palavras positivas e que revelem dinamismo.


11 - Não junte cartas de referencias ou certificados de conclusão. Somente envie se solicitado.


12 - Não envie fotos com seu currículo exceto se solicitado. Neste caso envie uma foto séria.


13 - Não cite dados como nome dos pais, cor, altura, números de documentos (cpf, RG, titulo de eleitor etc).


14 - Não mencione a pretensão salarial nem último salário.


15 - Somente coloque referencias pessoais no currículo se a empresa solicitar. Informe nomes de pessoas que possam fornecer informações sobre sua identidade/ capacidade /honestidade pessoal. Deve-se ter cuidado todo especial na seleção de pessoas indicadas como fontes de referencias, quer pelo grau de amizade, como de confiabilidade

Um comentário:

Unknown disse...

"Muitas pessoas pensam que elaborar um CV é simplesmente relatar sua trajetória profissional... Velhos tempos! Hoje em dia o mercado de trabalho exige muito mais, e o modo como você escreve é tão importante quanto o conteúdo do texto. A primeira dica é imaginar, antes de começar a redigir o seu currículo, o percurso que o mesmo cumprirá até atingir a finalidade almejada: a entrevista. Lembre-se de que um currículo que chama a atenção é aquele que tem boa apresentação visual, é sucinto e de fácil compreensão.”

Dica

Elaborar um currículo não é simplesmente relatar sua trajetória profissional. Hoje em dia o mercado de trabalho exige muito mais, e o modo como você escreve é tão importante quanto o conteúdo do texto. A primeira dica é imaginar, antes de começar a redigir o seu currículo, o percurso que o mesmo cumprirá até atingir a finalidade almejada: a entrevista.

Lembre-se: um currículo que chama a atenção é aquele que tem boa apresentação visual, é sucinto e de fácil compreensão.

Notícias

Back to TOP